A clínica daseinsanalítica: uma aproximação com padre Julio Lancellotti
Palavras-chave:
Psicologia Clínica, fenomenologia hermenêutica, daseinsanáliseResumo
O presente trabalho, de caráter bibliográfico, surgiu da observação da ação de padre Júlio Lancellotti junto à população em situação de rua e outros grupos. Essa observação permitiu aparecer a problemática acerca da possibilidade de aproximação entre o seu fazer com posturas e atitudes a que o terapeuta daseinsanalista é chamado a realizar. Nesse sentido, esboçou-se o desenvolvimento dessa possibilidade de aproximação como objetivo principal deste trabalho. Para isso, desenvolveu-se em três momentos: uma análise de estruturas de herança histórica das psicoterapias modernas, marcadas pela relação confessional cristã do pastor e ovelha; uma descrição das ações de padre Júlio Lancellotti, compreendidas em seu aspecto não-identitário e, por fim, um apontamento que partiu do que aí se notou, o cuidado não substitutivo, para a consideração da atitude do terapeuta daseinsanalista como aquele que se mantém na tensão com a organização histórica e identitária do paciente para fornecer espaço de descoberta e assunção das possibilidades mais próprias de ser.
Referências
ALESP. Retrospectiva 2021: A ALESP presta homenagem ao Padre Júlio Lancellotti em sessão solene. Youtube. São Paulo: 09 fev. 2022. 1 vídeo (2h 49min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L2EKmuynVLg&ab_channel=Alesp> Acesso em 30 abr. 2022.
ASSIS, André S. Historicidade e clínica: contribuições para o método fenomenológico-hermenêutico na Psicologia. 2018. Tese (doutorado), Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
BINSWANGER, Ludwig. Sobre a psicoterapia. In: BINSWANGER, L. Psicoterapia e análise existencial: ensaios, conferências e outros documentos. Rio de Janeiro: Via verita, 2019.
CABRAL, Alexandre M. Psicologia pós-identitária: da resistência existencial à crítica das matrizes cristãs da psicologia clínica moderna. Rio de Janeiro: Via Verita, 2018.
CASANOVA, Marco A. Existência e transitoriedade. Rio de Janeiro: Via Verita, 2021.
DASTUR, Françoise; CABESTAN, Philippe. Daseinsanálise: Fenomenologia e Psicanálise. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Seminários de Zollikon: protocolos, diálogos, cartas. São Paulo: Escuta, 2017.
______. Ser e Tempo. Trad. Fausto Castilho. Campinas: Editora Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.
______. Ser e Tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.
HOLZHEY-KUNZ, Alice. Daseinsanálise: o olhar filosófico-existencial sobre o sofrimento humano e sua terapia. Rio de Janeiro: Via Verita, 2018.
LANCELLOTTI, Júlio R. Amor à maneira de Deus. São Paulo: Planeta, 2021.
PRONZATO, Carlos. Padre Júlio Lancellotti, fé e rebeldia. Youtube São Paulo, 2021. 1 vídeo (43min). Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=g223W92c5MU&ab_channel=CarlosPronzato> acesso em: 02 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Outro Pensar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC Attribution-NonCommercial 4.0