Sobre a Revista

A Revista OUTRO PENSAR aceita artigos originais e inéditos, ensaios e resenhas bibliográficas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Além de traduções para o português de textos e artigos relevantes já publicados em outros periódicos, ou trabalhos inéditos redigidos em idioma diferente do português. As submissões devem obedecer aos prazos estipulados pelas chamadas de trabalhos específicas divulgadas com antecedência. Serão examinados apenas os artigos que abordem o tema selecionado para o número em pauta e anunciado nos volumes precedentes e chamadas de trabalhos.

Salvo em casos excepcionais, os artigos deverão possuir de 12 a 30 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As resenhas não deverão ultrapassar, a princípio, 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas, e devem apresentar no início do texto a referência completa das obras analisadas.

Visando a qualidade dos trabalhos publicados e a otimização do processo editorial, passa a ser requisito para submissão de artigos que o autor seja especialista, mestrando/a, mestre/a, doutorando/a ou doutor/a em psicologia e/ou em áreas afins, desde que tenha uma pesquisa vinculada ao tema da revista. Determina-se ainda um máximo de 3 (três) autores/as por artigo, resenha ou tradução, todos(as) respeitando o requisito de titulação indicado acima. Poderão ser submetidos os trabalhos de graduados(as) em coautoria com pesquisadores doutores apenas se ambos os autores fizerem parte de grupo de pesquisa vinculado a alguma instituição de ensino superior.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Os artigos deverão obrigatoriamente respeitar as seguintes normas:

O arquivo deve ser enviado em formato .doc ou compatível.

  1. Conter (a) o título e resumodo texto em sua língua original e em inglês. O resumo deverá conter entre 100 e 300 palavras; (b) uma relação de três até seis palavras-chave, para efeito de indexação bibliográfica também em sua língua original e em inglês.
  2. As referências a autores ou textos no corpo do texto do artigo devem observar o seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (LACAN, 1979) ou (LACAN, 1979, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (PLATÃO, 1989a), (PLATÃO, 1989b).
  3. As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.
  4. Todas as referências utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (conforme ABNT NBR 6023):

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, data de publicação;

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, data de publicação.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. 

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico, [online]. Deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data de acesso, precedida da expressão “Acesso em:”. 

Citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas.

Citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda em fonte tamanho 10, espaçamento simples. 

Os artigos deverão possuir de 12 a 30 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.

 

Boas práticas editoriais 

 A OUTRO PENSAR: revista internacional de psicologia hermenêutica e fenomenológica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização do conhecimento, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público, bem como isenta de qualquer taxa monetária, valor ou encargo àqueles que submetem seus trabalhos à revista. A revista usa o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

Os autores que publicam na revista OUTRO PENSAR mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Os autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na OUTRO PENSAR (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.  

Os autores podem submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).

Os autores consentem que seus artigos podem ser incorporados na revista OUTRO PENSAR em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros).

As resenhas, os artigos, os ensaios e as traduções publicados na OUTRO PENSAR são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Em caso de identificação pela equipe editorial de condutas impróprias (plágio, manipulação de citação, falsificação de dados etc.) em algum artigo publicado em sua revista, serão seguidas as diretrizes do COPE no tratamento dessas acusações.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista OUTRO PENSAR adota a política do duplo parecer às cegas (double-blind peer-review) para aprovação das contribuições a serem periodicamente publicadas. Essa política envolve, em linhas gerais, a observação dos seguintes pontos:

  1. Todas as contribuições deverão ser submetidas eletronicamente pelo portal da OUTRO PENSAR, seguindo as cinco etapas.
  2. Após a submissão da contribuição, o(s) autor(es) deverá(ão) acompanhar no site o processo de avaliação que pode durar de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias.
  3. O processo de avaliação tem início quando o editor-gerente, após uma análise preliminar do documento enviado pelo(s) autor(es), indica um editor responsável pelo processo de avaliação da submissão junto aos avaliadores/pareceristas e ao(s) autor(es).
  4. O editor responsável, após a análise da adequação às diretrizes e normas da revista, submete a contribuição a 2 (dois) avaliadores/pareceristas, dando início à primeira rodada de avaliação.
  5. Os avaliadores/pareceristas podem ser os membros do Conselho Editorial da OUTRO PENSAR ou convidados externos (pareceristas ad hoc), que contribuam com o processo avaliativo e garantam a qualidade científica das publicações;
  6. Após o resultado da primeira rodada de avaliação, o autor será informado da decisão dos avaliadores/pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, em até 15 (quinze) dias, a adequação de sua contribuição às observações dos avaliadores/pareceristas.
  7. Compete ao editor definir se haverá ou não necessidade de uma segunda rodada de avaliação para as contribuições aprovadas sob condição.

Durante todo o processo de avaliação, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

 

Para garantir o sigilo e o anonimato, autores, editores e avaliadores devem observar os seguintes cuidados em relação aos documentos enviados eletronicamente no site da revista:

  1. Os autores do documento devem excluir todas as referências que podem levar à identificação da autoria de sua contribuição;
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

A aceitação final das contribuições para publicação depende da prévia recomendação favorável dos pareceristas, da efetivação dos ajustes necessários pelos autores e da aprovação final do Conselho e do Corpo Editorial da OUTRO PENSAR.

 

Periodicidade

Anual. A revista OUTRO PENSAR publica um volume com um número anual. O volume pode possuir tema definido previamente ou ser de temática livre (dentro do escopo temático da revista) e as submissões devem obedecer ao prazo estipulado nas chamadas de trabalho divulgadas com antecedência.

 

Política de Acesso Livre – Licença Creative Commons

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.