Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Onde estiver disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões, apresentando as referências completas ao final do arquivo.
  • O/a autor/a é especialista, mestrando/a, mestre/a, doutorando/a ou doutor/a em psicologia e/ou em outra área do conhecimento e desenvolve pesquisa sobre temas relevantes para a investigação em psicologia hermenêutica e fenomenológica.

Diretrizes para Autores

Além das condições enumeradas acima, solicitamos observar os seguintes padrões de estilo:

a. Formato .doc ou compatível, fonte Times New Roman (12);

b. Espaçamento entre linhas de 1,5;

c. Formato A4;

d. Margens 2,5cm;

e. Emprega itálico em vez de sublinhado em palavras estrangeiras e termos em destaque (exceto em endereços URL);

 

Artigos

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista OUTRO PENSAR adota a política do duplo parecer às cegas (double-blind peer-review) para aprovação das contribuições a serem periodicamente publicadas. Essa política envolve, em linhas gerais, a observação dos seguintes pontos:

  1. Todas as contribuições deverão ser submetidas eletronicamente pelo portal da OUTRO PENSAR, seguindo as cinco etapas.
  2. Após a submissão da contribuição, o(s) autor(es) deverá(ão) acompanhar no site o processo de avaliação que pode durar de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias.
  3. O processo de avaliação tem início quando o editor-gerente, após uma análise preliminar do documento enviado pelo(s) autor(es), indica um editor responsável pelo processo de avaliação da submissão junto aos avaliadores/pareceristas e ao(s) autor(es).
  4. O editor responsável, após a análise da adequação às diretrizes e normas da revista, submete a contribuição a 2 (dois) avaliadores/pareceristas, dando início à primeira rodada de avaliação.
  5. Os avaliadores/pareceristas podem ser os membros do Conselho Editorial da OUTRO PENSAR ou convidados externos (pareceristas ad hoc), que contribuam com o processo avaliativo e garantam a qualidade científica das publicações;
  6. Após o resultado da primeira rodada de avaliação, o autor será informado da decisão dos avaliadores/pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, em até 15 (quinze) dias, a adequação de sua contribuição às observações dos avaliadores/pareceristas.
  7. Compete ao editor definir se haverá ou não necessidade de uma segunda rodada de avaliação para as contribuições aprovadas sob condição.

Durante todo o processo de avaliação, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas.

 

Para garantir o sigilo e o anonimato, autores, editores e avaliadores devem observar os seguintes cuidados em relação aos documentos enviados eletronicamente no site da revista:

  1. Os autores do documento devem excluir todas as referências que podem levar à identificação da autoria de sua contribuição;
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

A aceitação final das contribuições para publicação depende da prévia recomendação favorável dos pareceristas, da efetivação dos ajustes necessários pelos autores e da aprovação final do Conselho e do Corpo Editorial da OUTRO PENSAR.

Traduções

Traduções devem ser submetidas acompanhadas de seus originais e da autorização de publicação do/a autor/a e da editora responsável pela primeira publicação.

Resenhas

As resenhas não deverão ultrapassar, a princípio, 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas, e devem apresentar no início do texto a referência completa das obras analisadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.